Olá pessoal, beleza? Hoje foi um dia bem cansativo para mim,principalmente na escola. E na vida também. Mas estou aqui, tentando ensinar vocês um pouco que sei.
Hoje,como prometido, vou ensinar como tirar as primeiras notas do seu pífano. Vamos-lá!
Primeiras notas
Se você não viu a outra postagem que fiz " Aula de Pífano #1- Como segurar o pífano e tirar um som" ,vá ver,pois muita coisa que expliquei lá vai cair aqui, como a posição e como tirar um som.
Agora para você que viu,vamos continuar.
Paramos na parte de como tirar o som. Então,só para relembrar, vamos voltar um pouco. O bocal tem que estar de baixo do lábio.
A posição é fácil de fazer:
Não achei uma imagem com o pífano, só essa,mas a posição da flauta transversal e do pífano são iguais, o que muda é o tamanho.
Beleza,isso era só para relembrar. Agora podemos ir adiante.
Como você sabe, o pífano tem seis furos, que são tocados de maneira linear. A digitação para o pífano é simples, mas dependendo do tipo e afinação do pífano, as notas podem mudarem. Tipo, eu tenho um pífano em sol maior que eu mesmo fiz, e por causa do tamanho, que influência a afinação, eu,quando vou tocar,acabo tocando a oitava primeiro,por causa do tamanho e da afinação. Eu tenho que assopra fraco para o som que eu quero saia.
Então pegue seu pífano e vamos ver as notas. Mas não tente toca-las ainda.
Notas naturais
A primeira nota, Do/C, vocês aprenderam como fazer ela quando foram tirar o som do pífano. A nota Ré/D, é só tirar um dedo, a Mi/E a mesma coisa,só com dois. E assim vai. Uma dica,quando você vai retirando os dedos, algumas notas agudas,como o Fá/F, Sol/G, Lá/A e Si/B, a pressão é diferente das outras. Então quanto mais agudas, maior a pressão. Não é pra forçar, mas para assoprar um pouco forte.
Comentários
Postar um comentário